2020 já começou e com ele surgem as novas tendências, principalmente no mercado de trabalho. Nesse novo artigo, vamos apresentar quais serão as formas de recrutamento em alta nesse novo ano. Confira!

 

  • ATS

ATS – do inglês Applicant Tracking System - é o Sistema de Rastreamento de Candidatos e diz respeito a uma das grandes tendências de 2020!

Em sínteses, os ATS são plataformas – softwares – de recrutamento aprimorado e que trazem mais agilidade aos processos seletivos. Além disso, otimizam o prazo para a conclusão do processo e diminui os custos de maneira expressiva.

Os ATS possuem sistema ousado a ponto de permitir que a empresa escolha qual o modelo de recrutamento será mais adequado para a sua realidade. Por exemplo, se a empresa tinha problemas em decidir se daria oportunidade para uma seleção interna ou apenas externas no surgimento de uma nova vaga, com o ATS, esse problema não existirá mais.

 

 

  • Social Hiring

Conhecido também como marketing de recrutamento, o social hiring é uma tendência que surgiu devido aos novos moldes do mercado, o qual agora vê os profissionais como clientes da empresa.

O social hiring utiliza os canais de mídias sociais, com estratégias elaboradas de marketing para encontrar, atrair e contratar talentos. O foco é criar uma marca que seja interessante e atraente, com experiências marcantes desde o recrutamento, para que haja sucesso na seleção e empregados engajados no futuro.

 

  • Seleção de candidatos passivos

O candidato passivo é aquele que atualmente não procura uma oportunidade, porém representa uma parcela significativa de talentos.

Ele foca o seu tempo para interagir em plataformas como o LinkedIn para interagir com a sua área, atualizando suas habilidades e criar novos contatos relevantes. Construir um relacionamento com esse candidato antes de um contato verbal é essencial para prender a sua atenção.

Mas, é importante lembrar que esse tipo de candidato é melhor para os cargos elevados, onde existe escassez de habilidade.

 

Os processos seletivos mudam ao longo dos anos e por isso, é essencial ficar sempre de olho nas tendências para que a sua empresa não fique para trás.