Vivemos em um mundo hoje que é altamente dinâmico. Tudo acontece muito rápido. As coisas nunca mudaram tanto em tão pouco tempo como estamos testemunhando agora. Poderíamos dizer que as mudanças são exponenciais: muita coisa muda drasticamente em pouquíssimo tempo.


Essa é a dinâmica na qual as coisas acontecem hoje.Essa é nossa realidade. E como tudo isso não acontece separadamente, em um aspecto ou outro mas sim todos, as empresas são pontos importantes disso. Não só pelo avanço tecnológico, mas pela forma que as soluções são inseridas no mercado hoje.


Isso tudo só é possível porque as empresas têm inovado incessantemente para resolver problemas todos os dias. E aí entra um ingrediente fundamental para isso: a criatividade.


Falamos muito sobre ela no blog anterior, que você pode ver AQUI. Além dela, um momento prévio à vontade inata de resolver problemas é superar o medo do fracasso.


Nenhuma solução de fato inovadora foi possível sem que os gestores superassem o medo de errar, o medo de fracassar com aquilo. E isso acontece porque o pré-requisito da criatividade é entender que as soluções criativas ainda não estão disponíveis, pois se estivessem, já estariam resolvendo problemas por aí. Soluções criativas não seguem um padrão, uma resposta pré-concebida. Elas são simplesmente novas.


O medo de errar e de conceber soluções novas vem do fato de que está enraizado em nossa cultura que “time que está ganhando não se mexe”. Esse é um erro brutal na sociedade atual em que vivemos, e isso alimenta o medo da mudança, e principalmente do erro.


Empresas de sucesso tem à frente de seus negócios gestores que não tem medo do erro e inclusive incentivam a ousadia em seus departamentos para que os funcionários busquem novas formas de resolver problemas.


E o erro é a mãe da inovação e se não damos espaço para ele acontecer, não parimos soluções criativas, nosso negócio não evolui e ficamos presos e estagnados no tempo em que as coisas funcionavam.


Se tudo está mudando, por que não mudar o nosso negócio?


É o medo do fracasso e do julgamento dos outros que nos afastam de decisões que fariam nossos negócios decolarem. Enquanto esse medo abafar a nossa natureza de criar, estaremos colocando nossos negócios em risco.


Pense nisso!


Envie esse texto para uma pessoa que precisa ler isso!