Muitas pessoas, com o passar do tempo, perdem o hábito da leitura, enquanto outras, nunca chegam a criá-lo. Porém é sempre bom ter em vista que ler com frequência traz inúmeros benefícios para você como pessoa e também como profissional.  


              


Bill Gates, Oprah Winfrey, Mark Cuban, Warren Buffet e Mark Zuckerburg são exemplos de pessoas bem sucedidas que fazem da leitura uma prioridade em suas vidas.  Ler, com certeza, os ajudou a chegar onde estão hoje. O próprio Bill Gates, criador da Microsoft, afirma que a leitura é o grande segredo de seu sucesso. “Todo livro me ensina algo novo ou me ajuda a ver as coisas de maneira diferente. A leitura alimenta uma sensação de curiosidade sobre o mundo, o que, ao meu ver, ajudou a conduzir a minha carreira", em certa ocasião, falou Bill Gates à revista Time.



Veja alguns dos benefícios que a leitura pode trazer para o seu desenvolvimento profissional:



Aprendizado e atualização 

Ler é uma ótima maneira de aprender coisas novas e se manter atualizado sobre os avanços da sua área profissional. 

Nos dias de hoje, todos aqueles que desejam se manter no mercado precisam se preocupar em estar constantemente se desenvolvendo como profissional. Os livros são ótimas ferramentas para compartilhar o conhecimento. Através da leitura de 300 páginas, por exemplo, você tem acesso a experiência que uma pessoa levou sua vida inteira para adquirir. Isso é incrível! Não acha?


Desenvolvimento de empatia

A leitura nos conecta a personagens, com histórias e realidades totalmente diferentes da que está à nossa volta. Por essa razão, ler nos ajuda a compreender melhor as pessoas e aumenta nossa empatia

Na vida profissional, saber lidar com pessoas é uma habilidade muito valiosa. Quantos conflitos poderiam ser evitados através de compreensão e de uma comunicação mais assertiva? Os profissionais mais empáticos são os mais prováveis de se tornarem grandes líderes.  


Melhora das habilidades comunicativas

Lendo mais você melhora sua comunicação escrita e também verbal. Isso acontece, porque através da leitura, aumentamos o nosso vocabulário e também capacidade de interpretação. 

Comunicar-se bem é a melhor forma de garantir uma circulação de informação eficiente e sem ruídos. 


Redução de estresse e aumento de foco

Ler ajuda a reduzir o estresse e aumentar a capacidade de foco. Quando nos embarcamos em uma história, concentramos nossa mente em uma única atividade. Isso ajuda a diminuir os ruídos de preocupação que passam por nossa cabeça o tempo todo.

A grande rotina de trabalho, juntamente com a pressão das responsabilidades, contribui para o estresse e falta de concentração dos profissionais. É muito importante que as pessoas encontrem atividades, como a leitura, que ajudem a amenizar esses sintomas. 


Ganho de criatividade

Ler estimula muito a criatividade. Quando lemos, imaginamos cenários e personagens, criamos um outro mundo em nossa cabeça. 

Em toda profissão a criatividade é bem-vinda. Através da leitura, principalmente de livros e textos que estejam fora da realidade em que você vive, é possível explorar espaços que antes nem se dava conta da existência, o que, como consequência, fará de você uma pessoa mais criativa. 


Você, estudante ou estagiário, se deseja ter uma carreira profissional de sucesso, não descuide da leitura. Tente, a partir de hoje, tirar meia hora do seu dia para ler. No futuro, irá olhar para trás e observar o quanto esse hábito foi capaz de contribuir para o seu sucesso! 

Está procurando estágio? Então, não deixe de cadastrar o seu currículo no site da Agiel. Clique aqui!





Tags